Medida

Após morte, entrada de garrafa de água será liberada em shows

Produtoras terão que oferecer água potável gratuita ao público

Medida acontece após morte da jovem Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, em show de Taylor Swift
Medida acontece após morte da jovem Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, em show de Taylor Swift |  Foto: Reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou no início da tarde deste sábado (18) que a partir de agora será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos.

Leia+: Fã da cantora Taylor Swift morre antes do show no Rio

Leia+: Amiga de fã que morreu em show diz que caso ocorreu na 2ª música

Leia+: Distribuição de água será maior em show de Taylor Swift, diz Paes

Isso é uma determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça. A nova medida diz que as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso.

A mudança ocorre após a morte da jovem Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, que passou mal no show da cantora americana e morreu nesta sexta-feira (17).

"A medida vale imediatamente. A Portaria será editada em, no máximo, 1 hora. Será postada aqui para conhecimento dos detalhes", escreveu Dino, na rede social X (antigo Twitter), às 11h56.

Segundo Dino, a Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário.

Cláudio Castro se manifesta

O governador do Rio, Cláudio Castro, lamentou a perda da jovem Ana Clara Benevides Machado durante o show da cantora Taylor Swift e prestou solidariedade com a família. Ele lembrou que a Polícia Civil já abriu o inquérito e fará uma apuração rigorosa sobre o caso.

"Determinei ao Procon do Estado a imediata apuração, junto à organização do evento, sobre os motivos da restrição da entrada com água no estádio Nilton Santos".

Para os próximos dois dias de shows, segundo Castro, o órgão oficiou a empresa organizadora para instalar mais bebedouros dentro do Engenhão e, principalmente, a permitir o acesso de garrafas de plástico vazias, sem tampa, para servir de refil.

"Em outra frente, determinei que a Cedae e os agentes de Lei Seca distribuam água mineral no entorno do Engenhão. Nosso Corpo de Bombeiros também vai disponibilizar mais ambulâncias nas extremidades para atender as ocorrências."

Por fim, Cláudio Castro revelou que "seis caminhões novos que adquirimos estarão jogando água nos fãs para ajudar a diminuir os impactos do calor. A empresa também foi notificada pelos Bombeiros para que aumente o número de brigadistas, maqueiros e toda estrutura interna para atendimento", enfatizou.

MP

O Ministério Público do Rio disse que recebeu na noite desta sexta-feira (17) comunicação sobre os fatos relacionados à operação do show da cantora Taylor Swift, no Estádio Olímpico Nilton Santos, no bairro do Engenho Novo, na Zona Norte.

Segundo o MP, a notícia foi distribuída com urgência para a 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Consumidor para a adoção de providências.

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, conversou com o prefeito Eduardo Paes e determinou à Assessoria de Grandes Eventos do MPRJ que acionasse a empresa responsável pela organização do show para a tomada de medidas de prevenção urgentes.

A apuração criminal relacionada à morte da jovem de 23 anos será acompanhada por meio de uma das Promotorias de Justiça de Investigação Penal, a partir do registro de ocorrência lavrado junto à delegacia de polícia da área. Já há informação de que o corpo está sendo periciado.

O MP contará com promotores de Justiça de plantão durante este fim de semana no estádio Nilton Santos para fiscalização das medidas que busquem evitar novos problemas e garantir a proteção da saúde do público presente.

< Baterista do Red Hot Chilli Peppers toca com a bateria da Portela Brasil e Argentina contará com esquema especial de segurança <